ALERGIA O CORPO EM ALERTA
O programa Fantástico iniciou uma série:
ALERGIA O CORPO EM ALERTA.
O primeiro episódio foi dia 21/01/24 e teremos sequência nos próximos domingos.
Se você não tem, certamente conhece alguem que tenha alergia.
A estimatima são de 61 milhões de brasileiros que sofrem com algum tipo de alergia, respiratória, de pele, alimentar e medicamentosa.
Porque alguns são afetados e outros não?
O que acontece dentro do corpo?
Como as alergias se desenvolvem?
Quais são os tratamentos promissores?
O nosso sistema imunológico é formado por milhões de células de diferentes tipos e funções. Ele é responsável por nos proteger, funciona como um radar ligado o tempo todo. A qualquer ameaça ele se arma para conter o inimigo. No corpo de uma pessoa alérgica esse radar perde o rumo.
A alergia é a reação exagerada e equivocada do nosso sistema imunológico contra alguma substância inofensiva.
Dra Ariane Campos Yang – Médica alergista do HC-USP:
“O sistema imunológico está em tudo, na pele, nos olhos, na mucosa respiratória, no aperelho digestivo. Uma vez que esse radar detectou algo estranho ele pode amplificar e conectar toda uma rede de comunicação, desde uma reação localizada até uma reação que acometa o corpo todo.”
É como se o corpo desse uma ordem: Tira isso daqui já!
Pode ter inchaço, coceira, vômito, diarréia. Na maioria das vezes os casos são leves, o próprio organismo resolve. A intensidade dos sintomas vai depender da quantidade de histamina liberado no processo. A histamina é um mediador químico, um “mensageiro” que controla as reações alérgicas.
“Quando uma reação alérgica acontece é como se estivesse chovendo histamina no corpo. Às vezes temos uma garoa e às vezes temos uma enchente que causa uma destruição” – disse Dra Ariane.
A série contou o caso do jovem Lucas, professor universitário, 32 anos e tem uma lista imensa de alérgenos, substâncias que provocam alergias nele: coco, amendoim, canela, abacaxi, frutos do mar, todas as castanhas, alimentos de cor verde, látex, ácaros, mofos, pólens, pelos de animais e produtos químicos.
Lucas relatou um episódio de Alergia que teve durante um Voo que ao inalar o cheiro do peixe servido no avião, teve que passar toda a viagem dentro do banheiro para se afastar. Outro episódio foi grave, uma ANAFILAXIA. Quando inalou vapores de peixe que o vizinho cozinhava, Lucas evoluiu com anafilaxia, sendo levado ao hospital com parada cardiorespiratoria que complicou devido ao procedimento de reanimação que os paramedicos realizaram, pois usavam luva de latex, o qual também é alérgico.
A anafilaxia que o lucas tem com frequência depois de entrar em contato com os alérgenos, é uma reação alérgica grave que pode evoluir para a morte: a pressao arterial cai, a garganta começa com uma coceira e vai se fechando, a voz pode ficar rouca e sentir que nao pode respirar: é sinal de emergência!
A anafilaxia é causada por uma reação a alimentos, ao latex, medicamentos ou venenos de insetos. Na maioria dos casos os sintomas surgem em segundos depois do contato com o alérgenos, mas há casos em que podem levar até 2 horas para aparecem. Existem anafilaxias que apesar de raras podem ocorrer tardiamente.
Dr Fabio Kuschnir, Presidente da ASBAI (Associação brasileira de alergia e imunologia):
“As fatalidades são bem mais comuns entre adultos do que em crianças. Se voce não está preparado para reconhecer aquele quadro, você pode perder esse paciente. Poucas faculdades tem no currículo a matéria anafilaxia.”
Porque uns tem alergia e outros nao?
“É um grande mistério saber porque uma pessoa se torna alérgica. Alergia é resultado de uma combinação de fatores genéticos e ambientais como poluição, alimentação e medicações. O nosso sistema imune começa a ser formado na gestação e tem relação com a alimentação da mãe e com o estilo de vida da mãe. O segundo momento que existe uma força ambiental para predispor a alergia é o momento do parto. As bactérias que estão no canal vaginal são bactérias que sintonizam um perfil mais regulador para que nao tenham fatores que predisponham a alergia. Quando o bebê nasce por via cesariana, as bacterias que vão morar na pele dele, não regulam dessa forma. No entanto, não que dizer que quem vai nascer de casáriana terá alergia. Isso é uma variável que influencia. A maioria das alergias são mais frequentes na infância pois o sistema imune ainda está em desenvolvimento.” – Dra Ariane
Hoje o número de pessoas alérgicas é muito grande. isso é resultado da mudança de hábitos, pois nós cuidamos melhor da higiene, vivemos com menor número de germes do que no passado. A alimentação se modificou bastante com a chegada dos alimentos industrualizados e ultraprocessados.
“O que se estima é que quando chegarmos na metade desse século em 2050, cerca de metade da população será alérgica. A nao ser que a gente começe “ontem” a mudar. A poluição leva a mudanças climáticas extremas e faz que ocorram inundações levando a mais alérgenos no ar.” disse o Dr Fabio Kuschnir.
Como o Brasil trata as pessoas com alergia?
A rede pública não está preparada para a questão da alergia. Existem doenças que são desconhecidas. temos que formar mais alergistas. Cerca de 70% esta concentrada na região sudeste. – Dr Fabio Kuschnir.
aqui segue o link da série:
https://globoplay.globo.com/v/12285439/?s=0s